13 de dezembro de 2012

Santo Espírito, Volte Para a Tua Igreja - Parte 3


Isaías Nos Mostra o Quê Acontece
Quando o Espírito Santo se Afasta



Há também claras evidências quando o Espírito não está presente, ou sendo derramado. Isaías descreve essa horrenda situação: "Vireis a tremer...porque a vindima se acabará, e não haverá colheita. Tremei...turvai-vos...Batei no peito por causa dos campos aprazíveis e por causa das vinhas frutíferas. Sobre a terra do meu povo virão espinheiros e abrolhos, como também sobre todas as casas onde há alegria, na cidade que exulta" (Isaías 32:10-13).
Em outras palavras: "A sua vida não dará mais frutos. A sua família, a sua igreja, os seus relacionamentos vão estagnar espiritualmente. Acorde! Você precisa que o Espírito Santo volte".
O que são os espinheiros e abrolhos que Isaías descreve aqui? Eles significam vazio, sequidão, desapontamento. Essas coisas muitas vezes ocorrem na forma de congregados ímpios que se levantam e criam estragos. Por todo o mundo, nas reuniões de nossos ministros, a minha equipe e eu encontramos centenas de pastores que testificam desses espinheiros. Referem terem sido afrontados no espírito por uma pessoa ou por um grupo restrito ("panelinha"), que se acredita ser a autoridade espiritual.
Esses espinheiros são ingovernáveis, indisciplinados, e constantemente ficam promovendo o caos. Têm perseguido todos os pastores que passaram por sua igreja, atrapalhando-os e espalhando fofocas. Acham que o ministro precisa ser pobre, e trabalhar como um escravo. E acabam assustando o novo convertido. A igreja é obrigada a continuar pequena devido aos constantes distúrbios que promovem.
Como resultado, muitos pastores estão prontos para desistir. Não vêem fruto no ministério, e agora estão cansados, esgotados, reduzidos a nada. Suas esposas têm visto o quanto estão desapontados, sem empenho. Então os encorajam: "Meu bem, por favor desista. Você não é obrigado a agüentar esse tipo de pressão. Até um trabalho secular seria melhor do que isso".
Igrejas, às dúzias, já estão fechando todos os dias pelo mundo. Quando o nosso ministério esteve na Inglaterra no ano passado, doze templos majestosos foram "desconsagrados", significando que as portas foram fechadas para sempre. Outros foram vendidos para se tornarem night-clubs. Um até foi vendido a um grupo de ocultismo, para se transformar num museu do oculto.
As pessoas espinhosas que contribuíram para essa tragédia são como os israelitas-pais que saíram do Egito. Esses homens ingovernáveis ficavam se levantando contra a autoridade de Moisés. E finalmente se tornaram incapazes de serem remidos, devido à sua desavergonhada murmuração e reclamação. Deus também adverte a Israel: "Se não desapossardes de diante de vós os moradores da terra, então, os que deixardes ficar-se-vos-ão como espinhos nos vossos olhos e como aguilhões nas vossas ilhargas e vos perturbarão na terra em que habitardes" (Números 33:55).
A verdade é que você não consegue mudar gente assim. Eles vão viver e morrer num deserto de desespero e confusão, exatamente como foi com Israel. Seus corações simplesmente vão se endurecendo mais e mais, até se tornarem totalmente resistentes ao Espírito Santo.
Nesse momento, creio que a igreja de Jesus Cristo precisa de uma limpeza da casa. E nenhum pastor ou evangelista tem poder para limpar a casa. Isso não pode ser feito pelo carisma, pela força ou habilidades. Não, a última coisa que a igreja precisa é de mais um truque produzido por homens, ou inventar mais livros do tipo "como aprender a...", ou listas de métodos para motivar uma congregação morta. Estas coisas cumprem o que os profetas referem como “ai dos que descem ao Egito em busca de socorro...confiando no braço da carne".
Limpar a casa de Deus é obra unicamente do Espírito Santo. E quando ele vem, a sua obra é meticulosa e completa, de cima abaixo, do púlpito até os bancos da igreja. Não importa o quanto a igreja seja grande; pode ter milhares de membros. O fato é: se essa igreja não está cheia da justiça e da retidão do Espírito Santo - se não há um ministro cheio do Espírito no púlpito, se o pecado não está sendo exposto e abandonado, se inexiste um altar de arrependimento - haverá apenas o vazio. Tal igreja é a casa da morte.
Como pastor, tenho de reconhecer que é possível a mim permitir que o Espírito Santo escoe de minha alma. Você pergunta: "Escoar?". Sim, o Espírito Santo habita em mim como um poço de águas vivas. E se o meu coração não está em repouso - se eu me torno desencorajado e perco minha paz, se me entrego a introspecções, se permito que sentimentos de fracasso persistam no meu espírito, se eu nutro idéias de abandonar o ministério devido às dificuldades - então sei que permiti que a águas vivas do Espírito se escoassem de mim.
Às vezes, você pode se ver perguntando: "Por que minha alma está abatida? Por que estou tão desencorajado? Por que estou com tanto medo?". Você tem de saber, que é sempre uma questão do Espírito Santo. Como Isaías diz, quando o Espírito é derramado, o resultado é a paz. E se esse efeito não está presente - se ainda há agitação - então temos de olhar para os nossos próprios corações. Isaías mostra claramente que todos os problemas, a falta de frutos e o desespero são falta da apropriação do poder do Espírito Santo. 
Fonte:www.tscpulpitseries.org
Por David Wilkerson

Usado através de permissão concedida por World Challenge, P. O. Box 260, Lindale, TX 75771, USA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário