11 de dezembro de 2012

Santo Espírito, Volte Para a Tua Igreja - Parte 1


Quando Deus fez nascer a sua igreja, ele derramou o Espírito Santo sobre ela. Ele a batizou no Espírito Santo, encheu-a com o Espírito, e a ungiu com o Espírito. E em toda parte onde o Espírito de Deus estava presente, havia claras provas ou evidências. Contudo se estas evidências não eram vistas, então o Espírito Santo não estava presente.
A minha pergunta é: a igreja moderna exibe essas evidências? A sua igreja faz isso? Ela está se movendo no poder do Espírito Santo? Mais ainda, a sua vida mostra essas evidências? Você está vivendo e andando na plenitude do Espírito?
Joel profetizou que quando o Espírito viesse, uma evidência de sua presença seria o ensino profético. Joel descreve isso como sendo uma época excitante quando os crentes mais velhos teriam sonhos espirituais, e os jovens receberiam visões. O povo de Deus iria experimentar maravilhosos livramentos, e seguir-se-ia uma grande colheita de almas.
O profeta Isaias também descreve o quê ocorre quando o Espírito Santo cai sobre o povo. Ele profetiza: "Até que se derrame sobre nós o Espírito lá do alto; então, o deserto se tornará em pomar, e o pomar será tido por bosque" (Isaías 32:15).
Isaías está dizendo: "Quando o Espírito Santo vem, o que é deserto improdutivo se torna campo de colheita; um pedaço de chão morto de repente abunda com frutos. E não será uma colheita temporária - esse pomar se tornará em bosque. E será possível se colher frutos desse bosque ano após ano, e se edificar continuamente sobre essa multiplicação".
Isaías acrescenta: "O juízo habitará no deserto, e a justiça morará no pomar" (32:16). De acordo com o profeta, o Espírito Santo também traz consigo uma mensagem de juízo contra o pecado. E essa mensagem produz retidão nas pessoas.
Subitamente, a pregação do ministro muda. Ele deixa de se conformar com sermãos mortos ou áridos; pelo contrário, passa a pregar a pura palavra de Deus, e a mensagem é trazida flamejante e convincente. As pessoas sonolentas agora entendem que "Isso tem a unção do Espírito Santo. Posso trazer os meus amigos de fora aqui, sabendo que o Espírito vai falar aos seus corações".
Ora, o Espírito Santo inicia o seu trabalho pelo púlpito. Se o juízo começa pela casa de Deus, é de se esperar que o Senhor inicie sua obra pelos pastores. Ele trata amorosamente com eles, convencendo-os em relação a todos os ídolos que estejam presentes, em relação a cada um dos desejos da carne, em relação a toda porção de ego que esteja sendo exaltada contra a sabedoria de Deus. Em verdade, essa é a obra do Espírito: convencer do pecado, da justiça e do juízo.
Porém Isaías não está falando de um derramamento único do Espírito, o quê algumas pessoas consideram "reavivamento". Isaías está descrevendo algo que dura. Estudos feitos por sociólogos cristãos mostram que a maioria dos reavivamentos da atualidade dura uma média de cinco anos, e deixam em seu rastro muita confusão e dissensão. Conheço algumas igrejas onde assim chamados reavivamentos tiveram lugar, mas agora, poucos anos depois, não resta qualquer sinal do Espírito. São igrejas que estão mortas, áridas, vazias. Casas que antes abrigavam 1.000 pessoas agora são túmulos cavernosos, com só cinqüenta pessoas assistindo.
No entanto sei também de igrejas onde o Espírito foi derramado há cinqüenta anos atrás, e ainda hoje Deus está poderosamente agindo. Essa é a obra do Espírito que Isaías está descrevendo. 

Fonte:www.tscpulpitseries.org
Por David Wilkerson

Usado através de permissão concedida por World Challenge, P. O. Box 260, Lindale, TX 75771, USA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário