26 de outubro de 2012

Piercing Corporal – O Retorno do Paganismo




Somos hoje confrontados com um certo reavivar de costumes tribais de pagãos antigos, onde se sacrifica, se retalha e mutila o corpo. Anéis no nariz, nas sobrancelhas, na barriga, nos mamilos, múltiplos brincos nas orelhas, “piercings” na língua, tatuagens e múltiplas desfigurações, são mais que uma forma clara de sub-cultura inconcebível – antes empreende uma identificável agressividade corporal que desafia a própria Igreja de Cristo. Lemos: “Não fareis lacerações na vossa carne (…); nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor”, Lev.19:28 
Infelizmente, os lideres da igreja em sua grande maioria, mantêm-se em absoluto silêncio mesmo quando os seus jovens e lideres de jovens, juntamente com Estudantes De Escolas Bíblicas e Seminários, se entregam a mutilações de sua aparência físicas.
"Não farão os sacerdotes calva na cabeça e não raparão os cantos da barba, nem farão lacerações na sua carne. (6)Santos serão para seu Deus e não profanarão o nome do seu Deus; porque oferecem as ofertas queimadas do Senhor, que são o pão do seu Deus; portanto serão santos”, Lev.21:5-6.
Como crentes somos chamados para sermos santos, separados e destinados a sermos distinguidos e diferenciados deste mundo profano, inteiramente consagrados a Deus. “Mas todos o fazem!” Este é o argumento que nem sequer justificaria tal acto promíscuo e, em nenhuma circunstancia, deveria ele envolver o coração do crente. O facto permanece intocável: era uma prática pagã e apenas por essa razão deveria qualquer crente abster-se de usar tal argumento quanto mais praticá-lo! Nenhum crente foi chamado a ser conforme a este mundo, a conformar-se com ele.
“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”, 1Ped 2:9.
As Escrituras são claras sobre o respeito que devemos usar para com nossos corpos, pois não nos pertencem e não poderemos fazer neles e com eles o que nos apetece. Pertencem a Deus, Ele os criou e depois ainda voltou a comprá-los com Seu sangue precioso. Nossos corpos são o templo do Espírito Santo. Temos apenas de glorificar Deus através de nosso corpo.
Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei pois os membros de Cristo e os farei membros de uma meretriz? De modo nenhum. (19) Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus e que não sois de vós mesmos? (20) Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo”, 1Co 6:15,19,20.
Por outro lado, a própria Bíblia nos relata como eram os pagãos quem abusavam e maltratavam mutilando seus próprios corpos. Eram os falsos profetas de Baal que “clamavam em altas vozes e, conforme o seu costume, se retalhavam com facas e com lancetas, até correr o sangue sobre eles” 1Reis 18:28.
O endemoninhado na terra dos Gerasenos Marcos 5:5 é quem se cortava com pedras e andava nu. Era costume entre os Ismaelitas usarem-se brincos de ouro pendentes em suas orelhas. Juízes 8:24.
Biblicamente, uma orelha furada e mutilada era publicamente reconhecido como sinal de escravidão e escravatura permanente. Assim que os Hebreus foram retirados das suas escravaturas, no Egipto por Moisés, foram prontamente instigados a “Tirar os pendentes de ouro que estão nas orelhas de vossas mulheres, de vossos filhos e de vossas filhas. (3) Então todo o povo, tirando os pendentes de ouro que estavam nas suas orelhas, os trouxe a Aarão; Eis aqui, ó Israel, os teus deuses!” Ex.32:1-3.
Após Deus haver falado com Jacob, este instruiu sua casa a desfazerem-se de todos os seus ídolos e a purificarem-se. Juntamente com seus ídolos de pedra, eles enterraram seus brincos e pendentes.
“Então disse Jacob à sua família e a todos os que com ele estavam: Lançai fora os deuses estranhos que há no meio de vós e purificai-vos e mudai as vossas vestes. (4) Entregaram, pois, a Jacob todos os deuses estranhos que tinham nas mãos e as arrecadas que pendiam das suas orelhas; e Jacob os escondeu debaixo do carvalho que está junto a Siquém” Gen.35:2-4 
Esta foi sempre a única resposta dada por povos pagãos ao abraçarem o evangelho de Cristo. Desde a Papua Nova Guiné, à floresta da Amazónia, as tribos pagãs envolvidas em sacrifícios e mutilações corporais, anéis nas orelhas, objectos e anéis nasais, piercings na língua e tatuagens, assim que convertidos a Cristo, todos trataram de abandonar suas praticas incoerentes com a Fé.
"Temerás ao Senhor teu Deus e o servirás e pelo Seu nome jurarás. (14) Não seguirás outros deuses, os deuses dos povos que houver à roda de ti; (15) porque o Senhor teu Deus é um Deus zeloso no meio de ti; para que a ira do Senhor teu Deus não se acenda contra ti e Ele te destrua de sobre a face da terra. (16) Não tentareis o Senhor vosso Deus, como o tentastes em Massá. (17)Diligentemente guardarás os mandamentos do Senhor teu Deus, como também os seus testemunhos e seus estatutos, que te ordenou.(18) Também praticarás o que é recto e bom aos olhos do Senhor, para que te vá bem e entres e possuas a boa terra, a qual o Senhor prometeu com juramento a teus pais;  (19)  para que lance fora de diante de ti todos os teus inimigos, como disse o Senhor.  (20)Quando teu filho te perguntar no futuro, dizendo: Que significam os testemunhos, estatutos e preceitos que o Senhor nosso Deus vos ordenou? (21) Responderás a teu filho: Éramos servos de Faraó no Egipto, porém o Senhor, com mão forte, nos tirou de lá”, Deut. 6:13-21.
É de todo inapropriado para um Filho do altíssimo colocar nele próprio um brinco, a tal marca da escravidão. Aquilo que pode ser apropriado para uma mulher, pode nunca sê-lo para homem. Tudo quanto é praticado pelo mundo, raramente é bem-vindo à vida dum crente vivente e real.
“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Mas não useis da liberdade para dar ocasião à carne, antes pelo amor servi-vos uns aos outros”, Gal.5:13.
“Vivam como homens livres e não tendo a liberdade como capa da malícia, mas como servos de Deus”, 1Pe 2:16.
“Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jogo de escravidão”, Gal.5:1.
“Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. (2) E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”, Rom.12:1,2.
Nossos corpos importam, foram feitos para ser reapresentados a Deus como ofertas voluntárias dum modo que agradem Quem os criou naquilo para que foram criados. Não devemos seguir os exemplos dos pagãos que nem conhecem Deus. Fazendo cortes e buracos em nossos corpos não pode ser entendido como sinal de que este é o real Templo do espírito Santo! As desfiguração permanente é uma clara rebelião contra nosso Criador e Mestre Redentor.
“Amados, exorto-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências da carne, as quais combatem contra a alma”, 1Ped.2:11.
Parte da descrição Bíblica duma certa prostituta é que “se adornava com as suas arrecadas e as suas jóias e, indo atrás dos seus amantes (deuses), se esquecia de mim, diz o Senhor”, Os. 2:13.
“Porque em seus próprios olhos se lisonjeia, cuidando que a sua iniquidade não será descoberta e detestada”, Sal.36:2.
“Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los, e voltemos para o Senhor”, Lam.3:40.
Se a forma que temos de chamar atenção sobre nós mesmos é esta excessividade mutiladora, dificilmente estaremos crendo como as Escrituras dizem e somos muito pouco modestos. Prov.21:4; 1 Tim.2:9,10.
O vosso adorno não seja o enfeite exterior (…) (4) mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranquilo, que é para que permaneçam as coisas”, 1Ped 3:3-4.
A obsessão deste tempo presente com estas modificações corporais é um reavivamento do tribalismo. Estes rituais em sua forma original envolvem-se em transfigurações dolorosas, as quais depois produzem um tipo de identificação pessoal pertença dum elo a uma tribo, clã e ou sub-cultura real. Entre as tribos Nuba do Sudão, brincos múltiplos, mutilações corporais e pinturas tatuadas são coisas que distinguem seu paganismo. Os Dinkas e Nuer no Sudão também são identificáveis pelos padrões de cicatrizes em suas têmporas e testas.
Entre os Hindus achamos brincos nasais, piecings na barriga, língua e sobrancelhas, como algo normal. Tatuagens, entre tribos amazónicas identificam os vários membros duma certa tribo. Na Papua Nova Guiné todo tipo de mutilação corporal, tatuagens e sacrifícios de corpo identificam membros de certas tribos. Do mesmo modo, brincos nos sobrolhos, nas narinas, brincos múltiplos nas orelhas, barriga e piercings de língua distinguem certas sub-culturas de Nova York, Londres, Paris, entre outras capitais da dita civilização.
“O aspecto do seu semblante dá testemunho contra eles; e, como Sodoma, publicam os seus pecados sem os disfarçar. Ai da sua alma! Porque eles fazem mal a si mesmos”, Is.3:9.
A parte interessante deste assunto, é que, enquanto muitos ocidentais se apressam em segurar suas religiosidades modernas, milhões daqueles que se entregam a piercings e ocultismos tanto em Africa, como na América do Sul, Ásia e nas Ilhas do Pacífico estão sendo convertidos a Cristo e se acham abandonando as práticas que até ali os caracterizavam em seu passado de entrega ao paganismo.  
Nesses campos missionários torna-se sempre claro quem é que é crente e quem é pagão. Os pagãos usam pouca ou nenhuma roupa e entregam-se a uma enorme variedade de cicatrizações corporais, piercings e/ou tatuagens. Por outro lado, os crentes são facilmente detectados – vestem-se decentemente e nunca se entregam a práticas de alterações físicas.
"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim”, Gal.2:20
Está claro que as pessoas mais idosas que se converteram, terão suas cicatrizes e buracos, pois estes permanecerão com eles – testificando de como pertenceram ao paganismo antes de sua conversão real – mas piercings e brincos nos sobrolhos, nariz e outros tais foram todos removidos de suas consciências. Sua descendência é uma geração livre dessas práticas de desfiguração pagã. Nem mais se ouve falar dentro destas comunidades cristãs, entre estas tribos, de alguém se vir entregar ainda aos costumes antigos. Na verdade, eles se sentem indignados e veemente chocados quando os ocidentais que se dizem Cristãos se aproximam deles com seus rabos-de-cavalo e brincos múltiplos em suas orelhas e narinas.
“Filhos sois do Senhor vosso Deus; não vos cortareis a vós mesmos, nem abrireis calva entre vossos. (2) Porque és povo santo ao Senhor teu Deus e o Senhor te escolheu para lhe seres o seu próprio povo, acima de todos os povos que há sobre a face da terra”,Deut.14:1-2
Como poderemos então explicar-lhes que servimos ao Deus Altíssimo quando defraudamos nosso corpo, o Templo de Deus? Isto caso o Espírito ainda viva em si! Se alguém destruir o Templo de Deus, será nem mais nem menos Deus, o Próprio, quem o destruirá também.
“Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? (17) Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque sagrado é o santuário de Deus, que sois vós. (18) Ninguém se engane a si mesmo; se alguém entre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para se tornar sábio”, 1Cor.3:16-18.
De forma geral estas coisas começam sempre assumindo-se e desculpando-nos de que, se um brinco é inofensivo para uma mulher, será apropriado aos homens usar-no também. Muitas mulheres poderão argumentar então que, se os homens usarem de brincos, que usem muitos de uma só vez. E tantos quantos hoje usam dessas afrontas a Deus em si mesmos, perguntam argumentando mesmo que, se todos usam brincos, piecings, porque razão um crente nunca os poderá usar segundo o curso deste mundo?
“A razão é simples: “Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”, Tiago 4:4.
Tal qual muitos crentes foram imersos nas músicas e nas formas musicais de paganismo imoral, vídeos de imoralidade e divertimentos mundanos e pagãos, nunca nos deve surpreender que a juventude actual nunca se distinga de seus “colegas” pagãos! Toda a podridão mental, mutilação da inteligência, lixo destrutivo para com o ser dentro de si e que assegura nossa atenção batendo sempre em nossos ouvidos, olhos e coração, deve bastar para explicar os desvarios e o real estado de todos os crentes e a razão porque terão tão pouco efeito sobre os povos à sua volta! Se os crentes são imorais e usam de costumes e práticas pouco éticas e concludentes, as quais até chegam a desfigurar seus corpos com praticas que nunca reconhecem como satânicas e pagãs, todo seu comportamento é de lamentar.
“Não há temor de Deus diante dos seus olhos”, Rom.3:18.
Já será tempo dos lideres da juventude cristã e evangélica e seus pastores, os quais até estudam as Escrituras mesmo assim, se capacitarem a desmantelar práticas através do exemplo e do ensino de coisas básicas sobres assuntos tal qual este. Que nunca se comprometam com suas vidas, que preguem destemidamente sobre elas e sobre estas passagens, chamando ao verdadeiro arrependimento quem já se diz crente e se acha mutilando seu próprio corpo, contaminando sua alma e espírito, comprometendo assim sua eternidade. Devemos levar a Palavra de Deus ao rubro da seriedade que esta nos merece!
“Ora, amados, visto que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundície da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus”, 2Cor.7:1. 
“E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”, 1Tes.5:23
Dr. Peter Hammond





Nenhum comentário:

Postar um comentário