6 de setembro de 2012

O filho da Prostituta



Era então Jefté, o gileadita, homem valoroso, porém filho de uma prostituta; mas Gileade gerara a Jefté. (Juízes 11:1)

Jefté seu nome significa no hebraico “DEUS ABRE”, foi o nono Juiz de Israel porem tinha uma historia familiar digamos um pouco conturbada.
Ele foi expulso de casa, discriminado pelos seus irmãos por ser filho de uma prostituta, para que não herdasse com eles, embora seu pai fosse um bom homem, não evitou o afastamento de seu filho.
Com certeza Jefté sofreu muita discriminação desde criança “sendo ele o filho bastardo”, zombarias, afrontas, Jefté carregava consigo essa dor do desprezo pela própria família, um homem marcado por profundas tristezas devido circunstâncias que ele não teve como evitar, mas Deus tinha com ele uma missão, mudar seu cativeiro de desprezo e de tristeza em uma grande vitória cheia de alegria, transformando o mau em bênção, e sendo honrando por seu povo.
Ele era um homem notável, pois a bíblia o destaca como homem valoroso, e a sociedade o marcaram como o filho da prostituta. Talvez você esteja marcado por alguma coisa, o traído, a traída, o ladrão, a ladra, o drogado, a drogada e assim por diante, porem DEUS muda a historia de todos os que buscam a sua face. Vejamos

Deus permite então que os Amonitas entrem em guerra contra os filhos de Israel e logo foram os seus irmãos anciãos de Gileade buscar Jefté para liderar o exercito de Israel.
Através dessa guerra Deus levanta do pó o desprezado Jefté e faz dele um juiz e libertador (Juizes 11:33). A vitória foi inevitável porque Deus estava com Jefté desde o principio e com certeza Jefté conhecia também estava na presença de DEUS. A  Bíblia diz que o Senhor entregou os amonitas nas mãos do exercito de Jefté e os amonitas foram feridos com grande mortandade e subjugaram cidades e os amonitas sob o domínio do povo de Deus.
Essa historia Bíblia nos ensina uma lição profunda, que Deus não faz acepção de pessoas, usa de situações difíceis e impossíveis para honrar no tempo certo os seus escolhidos. Jefté nos ensina como devemos praticar o perdão e aguardar em silencio pelas misericórdias de DEUS, os filhos de Gileade (seus irmãos) reconheceram ao passar do tempo que seu irmão Jefté era um homem temente e escolhido por DEUS. Com a vitória na guerra, Deus elevou Jefté e o colocou na posição de honra transformando um desprezado e esquecido em um grande vencedor.

É em meio aos problemas que alcançamos as vitórias e com as vitórias os limites do passado são rompidos ampliando a visão, abrindo a possibilidade de crescer a cada dia, superando as marcas tristes e frustrantes do passado marcado por desprezos e mágoas preparando um antigo perdedor para um presente e um futuro cheios de vitórias em Cristo Jesus.
Espere em DEUS e fique de Olho no Alvo que é Jesus nosso grande exemplo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário